sábado, 24 de novembro de 2007

Cuidado: Golpe para roubo de senhas do MercadoLivre

Alerta a todos os vendedores do MercadoLivre.

Nos últimos dias estão circulando pela internet e-mails falsos, supostamente enviados pelo MercadoLivre, com o objetivo de roubar seu usuário e senha cadastrados.

O golpe conhecido com Phishing scan é relativamente simples, muito utilizado até um tempo atrás para roubar dados bancários, mas agora sendo aplicado também ao MercadoLivre. Trata-se de um e-mail falso enviado como se fosse pelo MercadoLivre, mas que aponta para sites falsos, criados para capturar os dados de acesso do vendedor.

Entenda como funciona:

  • O golpista da o lance em um dos produtos do vendedor apenas para pegar o seu e-mail, e envia o e-mail falso.
  • O vendedor recebe um e-mail avisando para acessar o site do MercadoLivre com o objetivo de regularizar seus dados.
  • No e-mail existe um link que aparentemente o levará ao site do MercadoLivre.
  • Só que ao clicar no link o usuário é levado para outro endereço, onde existe uma página muito semelhante, se não igual, a página de login do MercadoLivre.
  • O vendedor informa seu login e senha neste site falso e seus dados são capturados. A partir disso o golpista recebe o usuário e senha e passa a fazer compras no próprio MercadoLivre com o seu cadastro, saca dinheiro do MercadoPago, etc.

Segue abaixo um desses e-mails, note a semelhança com qualquer e-mail enviado pelo MercadoLivre, mais abaixo mostramos como identificar possíveis golpes:


Como identificar o golpe:
Uma das formas de identificar esse golpe é passar o mouse sobre o endereço, link contido no e-mail.
Note que o endereço mostrado no e-mail é um mas o endereço real mostrado na barra de status do programa de e-mail é outro:

Outra forma de identificar é SEMPRE verificar o endereço exibido na barra de endereços do seu navegador.
Sempre esteja atento a esse endereço, se não for um endereço pertencente ao domínio mercadolivre.com.br NÃO SIGA EM FRENTE!.

Exemplo de um endereço falso, note que o domínio mercadolivre.com.br não está presente no endereço:

Exemplo de um endereço verdadeiro:

As versões mais recentes dos programas de e-mail também o ajudam a identificar esse tipo de golpe exibindo um alerta para o usuário, veja o exemplo:

Fique atento! Sempre confira se o endereço que você está acessando pertence realmente ao MercadoLivre.

Para mais informações sobre esse tipo de golpe acesse o endereço abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Phishing

4 comentários:

Anônimo disse...

Ë amigos foi isso mesmo que me aconteceu qdo pedi ajuda á vcs, ainda bem que consegui avisar os clientes que compraram produtos que inseriram sem minha autorização e não chegaram á tirar o dinheiro da conta do mercadopago pois pedi o bloqueio, mas tive que arcar com mais de R$ 800,00 reais em anuncios em pagina inicial e faz quase três meses que o mercadolivre me enrola e diz que vai extornar e já dei como perdido, pena que vcs não sabiam disto antes que eu teria evitado esta perda e fora todos os anuncios meus que foram bloqueados e tirados do ar e cheguei até ser inabilitado, pois nào queria pagar uma divida nào gerada por mim perdi até por um tempo minha estrela de mercadolider, só dor de cabeça,transtornos e muitos prejuizos...

Anônimo disse...

Eu também recebi este e-mail , porém sempre estou alerta e passo aos amigos a pagina FALSA do Mercado Livre para poderem também ficar atentos http://regmodif.110mb.com/ em NENHUMA HIPOTESE digitem suas senhas nesta pagina , obrigado as informações .

Anônimo disse...

Já recebi dezenas desses emails. É muito simples, nunca use os links enviados pelo ML. Assim você nunca cairá nesse golpe, que já existe há muitos anos na internet.

Anônimo disse...

Olá Gente!

Infelizmente também caí no golpe, mas na mesma hora enviei um e-mail de reclamação para o mercadolivre perguntando o motivo da "tal" inabilitação do meu cadastro, e logo me reponderam e disseram que não havia nada de errado com meu cadastro e então me dei conta de que fui vítima de um golpe. Mas graças a Deus percebi muito rápido e fiz a modificação da minha senha usando um outro computador. O único problema é que devido as reclamações que enviei ao site sem me dar conta que eu estava sendo vítima de um golpe, o próprio mercadolivre acabou bloqueando minha conta por medidas de segurança, e solicitou que eu enviasse minha documentação. De qualquer forma acabei ficando no prejuízo porque meus anuncios foram cancelados e o mercadolivre ainda não fez o estorno.